quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Caminhada do Advento (seguindo a sugestão da Diocese de Braga)


I domingo do Advento – Silêncio Vigilante

(colocar as paredes da casa)

O Tempo do Advento, com o qual se inicia o Ano Litúrgico, abre para cada cristão a porta da esperança que conduz à alegria. Efetivamente, sendo um tempo de preparação do grande mistério da Incarnação, não se reduz a um conjunto de atos preparatórios, mas pretende desenvolver uma atitude de esperança, de tensão, para um encontro fundamental. Trata-se de reavivar a esperança e de fazer a experiência de um Deus que se faz tão próximo que nos impele a tocar a verdade da nossa humildade. Por isso, somos chamados a incarnar e viver a alegria de contemplar as maravilhas que Deus faz em Maria e no nosso caminho de encontro com Ele.

O tema escolhido para esta caminhada litúrgica, espiritual e pastoral pela diocese foi: “Faça-se em mim, segundo a Tua Palavra”.
Neste sentido, vamos construir, ao longo deste ciclo litúrgico, a Casa de Maria, para acolhermos as atitudes dela. Em cada Domingo e Solenidade será apresentado um elemento da Casa, que irá ganhando forma paulatinamente e conforme se for construindo o caminho. A atitude Mariana que vamos acolher durante o Advento é o SILÊNCIO.
Neste primeiro domingo as palavras-chave são Silêncio Vigilante.

O Advento começa com este grito de Jesus, várias vezes repetido: Vigiai!

Põe-te alerta. Prepara-te.

O Advento é o tempo das surpresas. E se não estás atento, vigilante, elas passam-te ao lado e a tua vida fica na mesma.

Vigia, fica atento, porque Deus vai aparecer na tua vida. De surpresa. Onde menos esperas.

De formas que nem imaginas.

Vigia. Prepara-te para encontrar o inesperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário