sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

II Domingo do Advento

II domingo do Advento - Preparai - “… eram baptizados por João Baptista no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Marcos 1, 1-8


Senhor, exiges de nós um esforço de purificação, de memória e de coração. Quere que mergulhemos no íntimo do nosso “eu”, para que nos encontremos e Te encontremos a Ti.
Estamos prontos para fazer essa viagem ao interior do nosso coração. Prontos a abrir portas e janelas, a deixar entrar a Tua voz desafiante.
Queremos preparar a vinda do Messias, do Teu Filho Único.
Queremos que Ele venha a nós para que nós possamos ir a Ele!

Queremos mergulhar na fonte do nosso Baptismo e reactualizarmos, a cada dia, a nossa conversão.


(acender a 2ª vela)

Advento

No passado domingo demos início à Caminhada do Advento, é baseada na da Diocese de Aveiro.

I domingo do Advento - “Acautelai-vos e vigiai” (Mc. 13, 33)

Hoje damos início ao tempo do advento.

“O Tempo do Advento tem dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens; simultaneamente é tempo em que, comemorando esta primeira vinda, o nosso espírito se dirige para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o Advento apresenta-se-nos como um tempo de piedosa e alegre expectativa.”

O Advento aponta-nos para a luz que é Jesus Cristo, luz essa que, se a ela nos abrirmos, ilumina o nosso caminho e nos guia até àtria eterna. S. Mateus fala de uma estrela que guia os Magos até ao presépio de Belém “E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.” (Mt. 2, 9). Como símbolo da nossa caminhada, assumimos então, a ESTRELA. Ao longo destas quatro semanas do advento vamos construir uma estrela que nos vai guiar até Jesus.

Neste primeiro domingo a palavra-chave é VIGIAI.
O Advento começa com este grito de Jesus, várias vezes repetido: Vigiai! Põe-te alerta. Prepara-te.
O Advento é o tempo das surpresas. E se não estás atento, vigilante, elas passam-te ao lado e a tua vida fica na mesma. Vigia, fica atento, porque Deus vai aparecer na tua vida. De surpresa. Onde menos esperas. De formas que nem imaginas. Vigia. Prepara-te para encontrar o inesperado.

(acender a 1ª vela)



Festa das Bem-Aventuranças

No passado domingo, dia 30 de novembro, os adolescentes do 7ºano celebraram a Festa das Bem-Aventuranças.

"Jesus andava por toda a Galileia, ensinava nas casas de oração, pregava a Boa Nova do Reino e curava o povo de todas as suas doenças e sofrimentos.
Falava-se d'Ele por toda a Síria.
Traziam-lhe todos os que sofriam de várias doenças e males, os que tinham espíritos maus, os doentes de nervos e os paralíticos. E Jesus curava-os a todos. A multidão que O seguia era enorme. Vinha gente da Galileia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão. Ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte. Sentou-se e os seus discípulos foram para junto d'Ele. Jesus começou então a ensiná-los desta maneira:

*      Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.
*      Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
*      Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
*      Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
*      Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
*      Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
*      Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

*      Bem-aventurados os que sofrem perseguições, por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus."