sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Advento

No passado domingo demos início à Caminhada do Advento, é baseada na da Diocese de Aveiro.

I domingo do Advento - “Acautelai-vos e vigiai” (Mc. 13, 33)

Hoje damos início ao tempo do advento.

“O Tempo do Advento tem dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens; simultaneamente é tempo em que, comemorando esta primeira vinda, o nosso espírito se dirige para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o Advento apresenta-se-nos como um tempo de piedosa e alegre expectativa.”

O Advento aponta-nos para a luz que é Jesus Cristo, luz essa que, se a ela nos abrirmos, ilumina o nosso caminho e nos guia até àtria eterna. S. Mateus fala de uma estrela que guia os Magos até ao presépio de Belém “E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.” (Mt. 2, 9). Como símbolo da nossa caminhada, assumimos então, a ESTRELA. Ao longo destas quatro semanas do advento vamos construir uma estrela que nos vai guiar até Jesus.

Neste primeiro domingo a palavra-chave é VIGIAI.
O Advento começa com este grito de Jesus, várias vezes repetido: Vigiai! Põe-te alerta. Prepara-te.
O Advento é o tempo das surpresas. E se não estás atento, vigilante, elas passam-te ao lado e a tua vida fica na mesma. Vigia, fica atento, porque Deus vai aparecer na tua vida. De surpresa. Onde menos esperas. De formas que nem imaginas. Vigia. Prepara-te para encontrar o inesperado.

(acender a 1ª vela)



Sem comentários:

Enviar um comentário