quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O que é a Quaresma?

É o tempo de preparação para Páscoa. Começa na Quarta feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor. São seis semanas em que a Igreja vive mais a oração e a penitência. Com o Domingo de Ramos começa a Semana Santa. É chamada Santa porque nela se celebram os fatos importantes da Salvação: os sofrimentos, a crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus.
Os seus Símbolos: A liturgia quaresmal é rica em símbolos que traduzem os apelos de conversão que Deus nos faz, a nossa resposta de fé e o nosso compromisso com o projecto de Jesus. Esses símbolos são:
a)    As cinzas: A sua imposição na cabeça dos fiéis quer predispor a comunidade para o período de conversão, preparando-a para o mistério pascal. Conforme a tradição, as cinzas são preparadas com os ramos benzidos no Domingo de Ramos do ano anterior. A liturgia lembra a nossa existência passageira, pois somos pó, e daí a necessidade de fé e conversão.

b)   Quarenta dias: Lembra o tempo em que Jesus jejuou no deserto. Por isso, esses 40 dias querem ser um tempo de penitência e de elevação do espírito para entrar em comunhão com Deus.

c)    A cor Roxa: O roxo é a cor da temperança, combinação do vermelho e do azul, equilibrando o terreno e o celestial , os sentidos e o espírito, a paixão e a razão.
Significa também a Encarnação de Jesus, Filho de Deus que com seu sacrifício se solidariza com a dor humana. O roxo simboliza ainda a dor e a esperança dos fiéis, em comunhão com Jesus.

d)   O Jejum: é abstenção de alimentos e sobretudo o autocontrole dos sentidos. É uma das formas de penitência do cristão no Tempo da Quaresma. Outras formas são: a oração, a esmola, os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo. Atualmente, se pratica o jejum e a abstinência da carne na Quarta- feira de Cinzas e na Sexta - feira Santa, com insistência na luta pela transformação da sociedade. A importância do jejum e da abstinência da carne está na solidariedade, no sacrifício em vista da conversão e na força da libertação humana do egoísmo e de suas ilimitadas paixões.

Oração para a Quaresma

Pai nosso,
que estais no Céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.

Abri nossos corações
à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.

Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário