sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1º Domingo do Advento


Advento é abrir as portas da vida e do coração àquele que era, que é e que vem. O Advento é o tempo para “Abrir as portas”.

Neste Advento, somos convidados a "Abrir as portas. Deixar entrar o Savador", para semana a semana, abrirmos portas a pessoas que, tendo fé, nos ajudam a acolher Jesus.


É bom saber que esperas por todos!
Senhor, ninguém vive tão à espera como tu!
Na tua misericórdia esperas por todos:
pelos que estão longe e pelos que estão perto,
pelos que se lembram
e pelos que têm o coração submerso,
no esquecimento mais fundo.
Pelos que todos os dias te rezam: ‘Vem Senhor’
e por aqueles cuja oração é uma ferida silenciosa,
um tormento ou uma revolta.
É bom saber que esperas por todos.
E que na imensidão compassiva da Tua espera,
cada um pode reaprender o sentido verdadeiro da esperança.

Tempo do Advento

Chamamos «Advento» ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante o qual a Igreja nos convida a preparar a festa, chamando-nos à oração e gestos de amor a Deus e ao próximo.
Durante o Advento Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós!
Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao próximo. Vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus.
VIVE COM ESPERANÇA E FÉ ESTE ADVENTO.
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Recolha de Alimentos

A catequese este ano foi convidada a ajudar na recolha de alimentos para fazer Cabazes de Natal para ajudar crianças mais desfavorecidas de certas freguesias da nossa cidade. Esta recolha de alimentos está inserida num projecto que se chama "Gambozinos" (http://www.gambozinos.org/). Os Gambozinos são uma obra social começada pela Companhia de Jesus, aqui em Braga, mas que actualmente e, passados mais de 15 anos do início, já é uma associação dirigida por leigos, a nível nacional, com núcleos em Almada (Bairro do Pragal) e Peniche. Ao longo do ano fazem actividades ao domingo, dão explicações, visitam as famílias e campos de férias no Verão. Procuram juntar nas actividades miúdos de famílias mais estruturadas com miúdos de famílias mais desfavorecidas. É uma experiência muito bonita e que tem dado resultado.
Pelo Natal costumam fazer cabazes para entregar às famílias das crianças mais pobres, e é aqui que a catequese de Nogueiró foi chamada a participar. Segue uma pequena lista daquilo que os cabazes vão conter: leite, ovos, farinha, arroz, aletria, azeite, óleo, açúcar, batatas e bacalhau. Qualquer um é livre de dar o que quiser… Vamos ser mais solidários… Esta recolha será feita até ao dia 15 de Dezembro. Contamos convosco...